Projeto de Xadrez

Benefícios da prática do Xadrez

1. Foco

Poucos jogos exigem tanta atenção e tanto foco quanto o xadrez. A concentração não se refere só à sua jogada e ao movimento que você fará dos seus peões, mas especialmente à jogada do seu adversário. Isso é particularmente útil para quem tem dificuldade para manter o interesse nas suas tarefas e atividades. O jogo funciona quase como se fosse um treino para a atenção.

2. Estratégia

No xadrez, não há elemento de sorte. É muito diferente, por exemplo, de jogos com dados, em que a sorte tem um papel preponderante. Durante a partida, é preciso exercitar o pensamento estratégico. Esse exercício, nós, médicos, vemos, ajuda demais na resolução de problemas do dia a dia.

3. Resiliência e controle das emoções.

Uma partida pode durar dias e é um teste à nossa capacidade de determinação. Mais do que isso, é um excelente exercício de controle das emoções frente às agruras da vida. Assim como na vida, um erro no xadrez pode custar muito. Como respondemos a isso? Reagimos a esse revés movendo as peças com imprudência ou, ao contrário, respiramos fundo, paramos para pensar, analisamos a situação e partimos para um plano B?

Na vida, um erro no trabalho pode levar alguém simplesmente a fechar o seu laptop, sentir-se derrotado ou culpar um terceiro ou, melhor, pode levá-lo a ter um momento de reflexão, voltar ao “jogo” e pensar em uma nova saída.

O xadrez, aliás, é uma aula de como encontrar soluções que pareciam impossíveis em um primeiro momento. Esse ensinamento pode ser aplicado nas situações do dia a dia.

4. Acalma

Reduzir a ansiedade e acalmar é algo propiciado pelo xadrez e que tenho visto bastante em meu consultório e, também, é comprovado pelos grandes mestres do xadrez, o mais alto título internacional dado a um jogador.

Esses jogadores profissionais dizem que quando o cérebro está calmo, metade do jogo está ganho. E o xadrez faz isso: exercita a calma da mente. Com isso, os pensamentos, a estratégia – e as jogadas – fluem.